Quem somos

Núcleo Casa Semio

Somos pesquisadores e docentes, observadores atentos do o que acontece na comunicação, no consumo e na cultura, que explicam as relações de sentido entre marcas e pessoas.

clotilde-perez

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Murcia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e da graduação em Publicidade da ECA – USP. Professora da PUC SP. Coordenadora do curso de Pós-graduação Pesquisa de Mercado em Comunicações e CMC Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas da ECA – USP.
Editora da revista Signos do Consumo. Presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade. Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq.
Autora de Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011), Signos da Marca (2004, 2016),
co-autora do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, editado em 2015 pela Estação das Letras e Cores de Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2, Gerência de Produtos (2005) e Comunicação & Marketing (2003).
Coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos (desde 2003), Observatório de Mídia, Signos do Nordeste, Signos da Criatividade Empreendedora, entre outros projetos temáticos e ad hoc.

Clotilde Perez

SÓCIA-FUNDADORA
bruno-pompeu

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo desenvolvido tese e dissertação baseadas na teoria e no método semióticos. Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).
Atua desde 2004 como semioticista consultor, acompanhando sua orientadora, Clotilde Perez, atendendo institutos de pesquisa, agências de publicidade e a indústria em geral. Foi responsável pelas pesquisas em semiótica no Ibope Inteligência.
É professor do Istituto Europeo di Design (IED-SP) e leciona também em cursos de pós-graduação da USP, FIA, Senac, Belas Artes e Trevisan. É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).
É coautor do livro Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária, editado em 2012 pela Cia. dos Livros, e coautor do livro Revolução do Design pela Ed. Gente (2016). Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos e no Observatório Nordeste.

Bruno Pompeu

SÓCIO-FUNDADOR
silvio-sato

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP, com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa. Bolsista CAPES. Pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
e Mídia pela FGV SP e HEC França. Publicitário formado pela ESPM SP.

Professor da ESPM e da FAAP e dos cursos de especialização da ECA – USP, nas disciplinas de Comunicação Digital, Marketing, Branding e Semiótica.

Pesquisador junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pela USP e pelo CNPq. Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos e do Observatório de Mídia.

Consultor das áreas de Branding, Comunicação e Semiótica, foi executivo de Marketing, Branding e Propaganda em empresas como Vivo-Telefonica, Telesp Celular, Accor e Amil.

É coautor do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, editado em 2015 pela Estação das Letras e Cores.

Silvio Koiti Sato

SÓCIO-FUNDADOR
Rafa-site

Especialista em Cultura Material e Consumo: perspectivas Semiopsicanalítcas na Universidade de São Paulo. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) e desenvolvido trabalho a partir da aplicação do método semiótico para explorar a relação entre mercado de luxo e Arte. Membro do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq e USP.

Rafael Orlandini da Silva

ANALISTA DE PESQUISA

Rede de Pesquisadores

Mais de 50 pesquisadores nas cinco regiões do país e mais de 30 correspondentes internacionais.

rede-mapa

Rede de Parceiros

Além de Clotilde Perez, o núcleo principal da Casa Semio conta com Bruno Pompeu, Silvio Sato, Lawrence Koo e Filipe Perez. Todos são mestres e doutores em Comunicação e Semiótica e com ampla experiência em pesquisa.

A Casa Semio conta também com uma rede nacional de mais de 50 pesquisadores espalhados pelas cinco regiões do país e mais de 30 correspondentes internacionais abrangendo todos os continentes.

“Na Casa Semio, temos uma união de pessoas com capacidade de reflexão, fruto de uma sólida formação teórica e experiência de pesquisa. E ainda contamos com Lucia Santaella como pesquisadora emérita da Casa. Ela é a maior intelectual deste país na área, tem uma trajetória de imenso êxito, e queríamos prestar nosso tributo a ela”
– Clotilde Perez