O que oferecemos

O CONHECIMENTO COMO PONTO CENTRAL

A Casa Semio é a primeira organização voltada exclusivamente aos estudos semióticos e suas aplicações aos desafios nas relações entre marcas e pessoas. Idealizada por um grupo de pesquisadores doutores com mais de 20 anos de experiência em Semiótica aplicada, foi fundada em 2014 em São Paulo.

 

As principais empresas, agências publicitárias e institutos de pesquisa do país são atendidas pela Casa Semio. Para isso, ela conta com uma rede de pesquisadores doutores das mais renomadas instituições universitárias do Brasil e do mundo, que trabalha de forma colaborativa e integrada, o que permite agilidade nas soluções e recomendações para os clientes. Tudo isso com uma linguagem descomplicada e com recomendações acionáveis, materializando a relação entre o conhecimento científico e as demandas do mercado.

  • APRENDER

    Semio Learning

    Cursos, Workshops e Tutoria.

  • AVALIAR

    Semio Research

    Tendências, Universo de sentido e Antropossemiótica.

  • CRIAR

    Semio Thinking

    Semio Insight, Semio Naming e Semio Concept.

Semio Learning

Aprendizagem a partir de metodologias e técnicas de investigação baseadas na Semiótica por meio de cursos, workshops, vivências e tutorias, que podem ser realizadas na Casa Semio ou in company.

 

Contamos com ambientes acolhedores e descontraídos para a realização destas atividades, o que facilita o engajamento dos participantes.

  • CURSOS

      • Discussão e exposição de temas de interesse nas áreas da semiótica, comunicação, cultura, consumo, antropologia, psicanálise, marketing e negócios e nas suas interfaces, com privilégio às metodologias ativas e reflexivas.Temos a convicção de que a aprendizagem perene e com sentido é que faz o homem ser o agente transformador da sua existência e do seu entorno social.

  • WORKSHOPS

    • Explorações criativas, diversificadas e colaborativas como caminho para integração teoria-empiria.Acreditamos que a experimentação é o caminho mais consequente para transformar potência em ação deliberada.

  • SEMIOHOUR

    • Encontros que trazem pesquisadores e profissionais do mercado para compartilhar conhecimento sobre o mundo contemporâneo em um clima intimista e repleto de leveza.

Semio Research

Pesquisa a partir de metodologias e técnicas de investigação baseadas na Semiótica em diálogo com outras teorias e métodos.

  • Análise semiótica de expressões de marca e publicitárias

    • Nomes, símbolos, logotipos, slogans, mascotes, embalagens, rótulos identidade visual, ambientes de compra (presenciais e virtuais).

  • Análise semiótica de design de produto

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    • Potencialidade comunicativa de materiais, forma, usabilidade.

     

     

     

  • Avaliação das expressões sensoriais de marcas

    • Signos olfativos (fragrâncias), sonoros (jingles, assinaturas sonoras), táteis (texturas), gustativos (sabores) e visuais (cores, luminosidade).

  • Análise antropossemiótica de campanhas publicitárias

    • Identificação dos signos centrais que posicionaram a marca ao longo do tempo por meio de seus esforços publicitários em diferentes mídias, bem como sua evolução e sua adequação aos valores contemporâneos.

  • Laudo semiótico

    • Semiótica aplicada à propriedade intelectual, em casos de suspeita de plágio de expressões marcárias como rótulos, embalagens, naming, design, publicidade, identidade visual, etc.

  • Tendências de comportamento e consumo

    • Estudo regular de tendências, uma parceria exclusiva com o Instituto Ipsos. O projeto existe desde 2003, e é uma referência nos estudos de tendências no Brasil e no exterior.

  • UNIVERSO DE SENTIDO

    • Metodologia construída a partir da Teoria Geral dos Signos de Peirce, indicada às situações onde se pretende construir um repertório sígnico relevante que dê sentido a um conceito, fenômeno, posição ou condição. Exemplos: Signos do Feminino; Signos do Luxo; Signos do Brasil…

  • Semiótica da Mídia

    • Metodologia voltada para a análise de formatos, programas, canais, grades de veículos, apps, games e redes sociais. Avaliação das tendências no contexto das transformações e da evolução do cenário midiático.

Semio Thinking

Metodologias e técnicas de criação baseadas na Semiótica em diálogo com outras disciplinas como Design Thinking e Branding para gerar insights e estimular a inovação em produtos, serviços, comunicação e gestão de marca.

  • SEMIO INSIGHT

    • Metodologia e técnicas construídas a partir das três formas de raciocínio propostas por Peirce: dedução, indução e abdução.

  • SEMIO NAMING

    • Metodologia que integra a semiótica, os princípios do design thinking e o branding a favor da criação de marcas.

  • SEMIO CONCEPT

    • Metodologia que possibilita a criação de conceito e posicionamento de marcas e produtos.