A Casa Semio é a primeira organização voltada exclusivamente aos estudos semióticos e suas aplicações aos desafios nas relações entre marcas e pessoas. Idealizada por um grupo de pesquisadores doutores com mais de 20 anos de experiência em semiótica aplicada, foi fundada em 2014 em São Paulo.
Atualmente, esses pesquisadores se encontram na posição de fundadores, servindo de esteio e inspiração às novas gerações e ao grupo de investigadores que se articula organicamente em torno da semiótica.
A Casa Semio propõe o diálogo mutuamente fértil e a interação qualificada com organizações de várias naturezas, incluindo veículos e agências de comunicação, bem como entidades do setor produtivo. Para isso, conta com uma rede de pesquisadores doutores das mais renomadas instituições universitárias do Brasil e do mundo, que trabalha de forma colaborativa e integrada.
Aprendizagem a partir de metodologias e técnicas de investigação baseadas na Semiótica.
CURSOS
Discussão e exposição de temas de interesse nas áreas da semiótica, comunicação, cultura, consumo, antropologia, psicanálise, marketing e negócios e nas suas interfaces, com privilégio às metodologias ativas e reflexivas.Temos a convicção de que a aprendizagem perene e com sentido é que faz o homem ser o agente transformador da sua existência e do seu entorno social.
WORKSHOPS
Explorações criativas, diversificadas e colaborativas como caminho para integração teoria-empiria.Acreditamos que a experimentação é o caminho mais consequente para transformar potência em ação deliberada.
SEMIOHOUR
Encontros que trazem pesquisadores e profissionais do mercado para compartilhar conhecimento sobre o mundo contemporâneo em um clima intimista e repleto de leveza.
Semio Research
Análises a partir de metodologias e técnicas de investigação baseadas na Semiótica em diálogo com outras teorias e métodos.
Análise semiótica de expressões de marca e publicitárias
Nomes, símbolos, logotipos, slogans, mascotes, embalagens, rótulos identidade visual, ambientes de compra (presenciais e virtuais).
Análise semiótica de design de produto
Potencialidade comunicativa de materiais, forma, usabilidade.
Análise antropossemiótica de campanhas publicitárias
Identificação dos signos centrais que posicionaram a marca ao longo do tempo por meio de seus esforços publicitários em diferentes mídias, bem como sua evolução e sua adequação aos valores contemporâneos.
Laudo semiótico
Semiótica aplicada à propriedade intelectual, em casos de suspeita de plágio de expressões marcárias como rótulos, embalagens, naming, design, publicidade, identidade visual, etc.
Tendências de comportamento e consumo
Estudo regular de tendências, identificando aspectos estéticos, padrões de comportamento e valores emergentes na esfera da cultura e do consumo.
UNIVERSO DE SENTIDO
Metodologia construída a partir da Teoria Geral dos Signos de Peirce, indicada às situações em que se pretende construir um repertório sígnico relevante que dê sentido a um conceito, fenômeno, posição ou condição. Exemplos: Signos do Feminino; Signos do Luxo; Signos do Brasil…
Semiótica da Mídia
Análise de formatos, programas, canais, grades de veículos, apps, games e redes sociais. Avaliação das tendências no contexto das transformações e da evolução do cenário midiático.
Semio Thinking
Abordagem criativa baseada na Semiótica em diálogo com outras disciplinas como Design Thinking e Branding.
SEMIO INSIGHT
Experiências criativas construídas a partir das três formas de raciocínio propostas por Peirce: dedução, indução e abdução.
SEMIO NAMING
Explora os sentidos da nomeação e da significação, em processos criativos colaborativos.
SEMIO CONCEPT
Processos de definição e desenvolvimento de conceituação e posicionamento institucional.