20 fev Clotilde Perez fala sobre os sentidos da sustentabilidade em evento na Globo
Clotilde Perez, sócia-fundadora da Casa Semio, esteve quarta-feira no Rio de Janeiro para falar sobre os sentidos da sustentabilidade para a área de Responsabilidade Social do Grupo Globo.
A relação entre o ser humano e o meio ambiente é pauta de uma diversidade de grupos da sociedade: é citada da publicidade, discutida entre cidadãos e aparece no radar das corporações. O entendimento dessa relação e o aprofundamento no conceito de sustentabilidade para o brasileiro é central para o desenvolvimento de estratégias e políticas no universo mercadológico contemporâneo. Não por acaso, essa temática tem sido recorrente nas pesquisas e estudos da Casa Semio; lançando o olhar e construindo vínculos de sentido do macro ao micro, do global ao nacional.
Enquanto nas conferências globais sobre sustentabilidade o conceito surge pautado na relação entre meio ambiente, economia e sociedade, no Brasil esse vínculo é modularizado. No contexto de um país subdesenvolvido, a busca pelo desenvolvimento econômico, erradicação da pobreza e por condições dignas de vida são objetivos constantes (e pouco atingidos) na vida da população. Dessa forma, à ideia de sustentabilidade resta a preocupação com o meio ambiente e a relação com a natureza, que passa a ser a principal dimensão do conceito explorada pelo governo, pelas empresas e pelas instituições.
Dessa perspectiva singular florescem relações singulares. É apenas com um profundo entendimento dos significados associados à sustentabilidade pelo brasileiro que as marcas são capazes de criar ações, políticas, produtos e serviços que tenham sentido para o consumidor contemporâneo, cada vez mais complexo e exigente.