21 jan Retorno dos encontros da associação Livre SP: formação continuada em psicanálise
Dia 05 de fevereiro retornam os encontros da associação Livre – SP, realizados na Casa Semio todas as quartas-feiras, das 20h30 às 22h30. A organização é de Fani Hisgail, Oscar Cesarotto e Paul Kardous.
A associação Livre é um espaço de referência para o estudo continuado e a formação de analistas. Para tanto, oferece cursos teóricos, debates clínicos, interlocução com o discurso universitário e diálogos com a cultura. Os casos clínicos de Freud são referências fundamentais de vários seminários de Lacan. Na formulação da prática analítica, os historiais são textos que demandam interpretação.
Como projeto de estudo continuado e formação permanente da associação Livre, no ano anterior as leituras e discussões giraram em torno da histeria e da sexualidade feminina. Em 2020 o foco aponta para a sexualidade masculina e paternidade, suas potências e suas falências.
Além do curso teórico, a associação Livre – SP engloba e se insere em outras atividades periódicas: reunião clínica para discussão de casos e conceitos técnicos toda última sexta-feira do mês, das 20h30 às 22h30; Café Lacaniano mensal, promovido na Livraria da Vila, em Pinheiros; levam discussões a duas especializações lato sensu: Cultura Material & Consumo: perspectivas semiopsicanalíticas, na ECA-USP e Semiótica Psicanalítica, na PUC-SP; Núcleo de estudo e pesquisa da sexualidade do ser falando em psicanálise, com Paul Kardous; e grupos de estudo com Fani Hisgail.