Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP. Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade de Murcia, Espanha, com bolsa da Fundación Carolina. Doutora em Comunicação e Semiótica e Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP.
Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação e da graduação em Publicidade da ECA – USP. Professora da PUC SP. Coordenadora do curso de Pós-graduação Pesquisa de Mercado em Comunicações e CMC Cultura Material e Consumo: Perspectivas Semiopsicanalíticas da ECA – USP.
Editora da revista Signos do Consumo. Presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade. Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq.
Autora de Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011), Signos da Marca (2004, 2016),
co-autora do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, editado em 2015 pela Estação das Letras e Cores de Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2, Gerência de Produtos (2005) e Comunicação & Marketing (2003).
Coordenadora do Observatório de Tendências Ipsos (desde 2003), Observatório de Mídia, Signos do Nordeste, Signos da Criatividade Empreendedora, entre outros projetos temáticos e ad hoc.
Publicitário, formado em 2004 pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É mestre (2009) e doutor (2013) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), tendo se dedicado desde então aos estudos do consumo, da linguagem e da comunicação, publicitária tendo por base teórico-metodológica a semiótica. É professor da Universidade de São Paulo no curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). É membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3) e representante regional Sudeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2). É autor dos livros ``De onde veio, onde está e para onde vai a publicidade?`` (2021), ``Semiopublicidade: epistemologia e currículo da publicidade`` (2018) e coautor do ``Dicionário técnico e crítico da comunicação publicitária`` (2012). Participa regularmente de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, sempre nas áreas de comunicação, publicidade, consumo e semiótica.
Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes – USP, com sanduíche na Universidade Católica Portuguesa. Bolsista CAPES. Pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing
e Mídia pela FGV SP e HEC França. Publicitário formado pela ESPM SP.
Professor da ESPM e da FAAP e dos cursos de especialização da ECA – USP, nas disciplinas de Comunicação Digital, Marketing, Branding e Semiótica.
Pesquisador junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pela USP e pelo CNPq. Pesquisador na equipe do Observatório de Tendências Ipsos e do Observatório de Mídia.
Consultor das áreas de Branding, Comunicação e Semiótica, foi executivo de Marketing, Branding e Propaganda em empresas como Vivo-Telefonica, Telesp Celular, Accor e Amil.
É coautor do livro Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima, editado em 2015 pela Estação das Letras e Cores.
Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Especialista em Cultura Material & Consumo: perspectivas Semiopsicanalítcas pela ECA-USP. Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq e USP.
Além de Clotilde Perez, o núcleo principal da Casa Semio conta com Bruno Pompeu, Silvio Sato e Rafael Orlandini. Todos são mestres e doutores em Comunicação e Semiótica e com ampla experiência em pesquisa.
A Casa Semio conta também com uma rede nacional de mais de 50 pesquisadores espalhados pelas cinco regiões do país e mais de 30 correspondentes internacionais abrangendo todos os continentes.
“Na Casa Semio, temos uma união de pessoas com capacidade de reflexão, fruto de uma sólida formação teórica e experiência de pesquisa.”
– Clotilde Perez