“Há limites para o consumo?”: debate de lançamento do novo livro de Clotilde Perez

capa-limites-consumo.png

02 jul “Há limites para o consumo?”: debate de lançamento do novo livro de Clotilde Perez

Dia 14 de julho, às 16h00, acontece o lançamento virtual do novo livro da sócia-fundadora da Casa Semio, Clotilde Perez, “Há limites para o consumo?”. O evento contará com um debate sobre as temáticas do livro com pesquisadores pioneiros na discussão sobre o consumo no Brasil: Elisa Piedras (UFRGS), Eneus Trindade (ECA-USP), Fernanda Martineli (UnB), Patrícia Burrowes (UFRJ) e Rogério Covaleski (UFPE).

O livro traz uma importante contribuição para as reflexões sobre o lugar do consumo na sociedade contemporânea, a partir dos encaminhamentos sobre suas possibilidades e limites, buscando a construção de uma “adequação”. Sobre as possibilidades, apresenta a evolução do que é o consumo na sociedade ocidental, percorrendo cinco séculos de história, com ênfase ao entendimento sobre a comercialização, as origens do capitalismo e as relações das pessoas com a cultura (i)material, motivadas em grande medida pela publicidade das marcas, mas que se desdobram na compreensão sobre a identidade, a cidadania e os afetos. Dedica um capítulo para os rituais de consumo, compreendendo a complexidade deste processo, que parte da busca de informações, passando pela compra, uso, posse e descarte, além das inúmeras possibilidades de ressignificação, ampliando a vida dos bens. A abordagem do consumo como ritual expande sobremaneira o entendimento sobre a própria sociedade, uma vez que oferece reflexões sobre os mecanismos de transferência de significado do mundo cultural e socialmente constituído para as pessoas, por meio de vetores sígnicos privilegiados como o sistema da moda, a ecologia publicitária e a telenovela. Outro capítulo é dedicado ao entendimento do lugar do consumo no Brasil, aprofundando as reflexões nas últimas décadas que impactou em movimentações profundas na vida cotidiana do brasileiro, passando da apartação ao acesso e ao posterior ressentimento com o consumo em muito pouco tempo. Para finalizar, o texto dedica-se aos limites do consumo, questionamento que inaugura a obra, chegando à compreensão de que há limites claros para o consumo, e eles são cívicos, morais e afetivos.

A obra, editada pela Estação das Letras e Cores, faz parte da coleção Interrogação, coordenada por Lucia Santaella. A coleção busca colocar em discussão questões candentes com que a realidade social, na teia entrecruzada de seus fios políticos, culturais, tecnológicos, psíquicos e educacionais, está nos desafiando. Estratégias responsivas não são possíveis sem que os impasses sejam devidamente pensados. Não se trata de buscar respostas acabadas, mas sim desenvolver o apetite pela reflexão capaz de alimentar o pensamento crítico.

O debate será transmitido ao vivo pelo canal da USP no Youtube, dia 14 de julho às 16h00. O livro já pode ser reservado por meio do site da editora.

rodape-clo_v2