17 jan “Semioticista analisa Classic Blue, a cor do ano 2020 escolhida pela Pantone”, por Clotilde Perez para Casa&Jardim
Todos os anos, a Pantone, a mais respeitada consultoria de cores no mundo, faz uma opção de cor que, ao seu ver, representa o zeitgeist, isto é, o espírito do tempo daquele período. No texto “Semioticista analisa Classic Blue, a cor do ano 2020 escolhida pela Pantone”, Clotilde Perez faz uma análise da Classic Blue, tonalidade de azul escolhida pela marca para 2020. Como uma cor que gera uma diversidade de sentidos dependendo de sua tonalidade, o azul possui uma potência de sugerir segurança e outras significações pertencentes a esse universo. Nesse sentido, frente ao contexto em que o mundo se encontra hoje, segundo a autora, “Pantone acerta em dar o que não se tem”.
Clotilde Perez possui uma longa trajetória no estudo das cores, seus significados e sua potência de sentidos nas mais diversas aplicações. É coautora do livro Psicodinàmica das Cores em Comunicação, da Editora Blucher e anualmente faz a análise da cor escolhida pela Pantone, acompanhando sempre o desenrolar de seus usos e significações durante aquele período.
“Sentidos do Habitar” é a coluna mensal de Clotilde Perez para a revista Casa&Jardim. Nela, a semioticista discute elementos do cotidiano do brasileiro, buscando desvelar os significados neles contidos. Os temas são diversos: de características tão associadas aos país como a criatividade ao debatido lugar de fala, das discussões sobre a cor do ano ao poder transformador das palavras.