Casa Semio | "Colunista explora a tatilidade do olhar", por Clotilde Perez para Casa&Jardim
Coluna para Revista Casa&Jardim sobre a tatilidade do olhar por meio da redes digitais.
semiótica, olhar, tatilidade, imersão digital, sentidos do habitar, clotilde perez, peirce
16538
single,single-post,postid-16538,single-format-standard,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.1.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive
ritual

08 nov “Semioticista explica o que é um ritual e para que ele serve”, por Clotilde Perez para Casa&Jardim

Seja física ou psíquica, a segurança passou a ser qualidade fundamental no contemporâneo. Na coluna “Semioticista explica o que é um ritual e para que ele serve”, Clotilde Perez reflete sobre a importância dos rituais no cotidiano das pessoas. Com a origem de estudos na antropologia, eles podem hoje se manifestar com diferentes naturezas – científica, social, esportivo etc. -, mas sempre levando em conta a característica essencial da transformação de significados. Porém, para além disso, os rituais trazem previsibilidade; em um contexto incerto e fragmentado, essa essa permanência implica em segurança.

“Sentidos do Habitar” é a coluna mensal de Clotilde Perez para a revista Casa&Jardim. Nela, a semioticista discute elementos do cotidiano do brasileiro, buscando desvelar os significados neles contidos. Os temas são diversos: de características tão associadas aos país como a criatividade ao debatido lugar de fala, das discussões sobre a cor do ano ao poder transformador das palavras.

 

rodape-clo_v2