28 jun O que estamos lendo | Testo Junkie
Testo Junkie: Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica
Paul B. Preciado
Paul Preciado é considerado um dos fundadores da teoria queer. Trabalhando a partir de Foucault, Derrida e Deleuze, seus textos estabelecem também um constante e rico debate com as ideias de Judith Butler. O autor segue uma pesquisa acerca do gênero e suas dissidências na relação com o capitalismo, estabelecendo importantes contatos com a sexualidade e formação da subjetividade contemporâneas.
Testo Junkie é considerado uma auto-teoria, com um texto em caráter ensaístico que narra a experiencia de Preciado no período de aplicação de testosterona tópica durante quase um ano como um ato político e performático. O autor descreve o experimento como maneira de desfazer a inscrição do gênero no corpo feita pela comoditização capitalista e mobilização sexual: um processo que transcende das normas sociais esperadas durante uma transição transsexual.
Sexo e sexualidade são os temas que constituem o cerne da obra, buscando ampliar as ideias desenvolvidas por Foucault em “A história da sexualidade” e pelos trabalhos de Judith Butler. Alguns dos eixos do livro trazem reflexões sobre a bomba atômica, a pílula anticoncepcional, o tráfico de drogas, a invenção da noção de gênero, a transformação do pornô na nova cultura de massas, o trabalho sexual como modelo de todo o trabalho na sociedade pós-fordista e o consumo de testosterona.