30 maio Clotilde Perez discute “Sustentabilidade e moda: um olhar para a sociedade” em mesa do SUSTEXMODA
A relação entre moda e natureza vem surgindo constantemente como pauta entre consumidores. O olhar, estudo e reflexão sobre o tema é fundamental para que possamos entender como as marcas podem agir, se posicionar e se manifestar nesse contexto. Nesse sentido, Clotilde Perez compartilhou ontem a Mesa “Sustentabilidade e Moda: um olhar para a sociedade” com Amália Inés de Lemos (FFLCH-USP), Eneus Trindade (ECA-USP), Carles Carreras (Universitat de Barcelona) e Ian Kin (UAL-UK).
Em sua fala, a sócia-fundadora da Casa Semio e professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP discutiu a centralidade do consumo na sociedade contemporânea e o papel da moda nessa dinâmica. Como um dos principais vetores de transmissão de significados para as marcas e pessoas, esse setor é capaz de absorver sentidos que vêm sido produzidos no campo social e materializá-los em seu produtos e construção marcária.
A importância dessa discussão é notável ao se notar as novas dinâmicas estabelecidas pelas pessoas com os produtos de moda, isto é, a ressignificação dos seus rituais de consumo para esse setor. Novos rituais como o de reciclagem, upcycling, purificação e doação aparecem com intensidade e transformam a maneira de consumir.