12 abr O que estamos lendo | Ontologia publicitária: epistemologia, práxis e linguagem
Ontologia publicitária: epistemologia, práxis e linguagem
Clotilde Perez, Maria Lilia Dias de Castro, Bruno Pompeu e Goiamérico dos Santos (orgs.)
O GP de Publicidade de Intercom, nestes últimos 20 anos, não apenas testemunhou a partir de um privilegiado as mudanças por que passaram a publicidade, as marcas e o consumo e registrou em centenas de artigos científicos todas as novidades e desdobramentos que o novo panorama comunicacional proporcionou, como também ajudou a definir e demarcar os rumos da pesquisa científica e do próprio pensamento sobre a publicidades, no ensino e na prática profissional. O principal valor deste livro é apresentar uma visão panorâmica sobre essas duas décadas de intenso e gratificante trabalho, dando conta do desafio de compreender a complexidade da publicidade brasileira contemporânea em seus mais diferentes aspectos. A obra conta com autores pesquisadores de todas as regiões do país, membros atuantes de entidades científicas, formados nas melhores Universidades, o que a torna representante da diversidade de pensamentos, da atuação política no campo e do olhar múltiplo e transdisciplinar que a Publicidade impõe nos dias atuais. Trata-se de uma obra referencial, que se caracteriza pelo caráter profundo de suas reflexões mais conceituais e, ao mesmo tempo, pela atualidade e pertinência das suas discussões aplicadas. Em um contexto em que sobram dúvidas e faltam bons conteúdos, este livro chega em boa hora, a tempo de celebrar o aniversário do Grupo e contribuir com o desenvolvimento da Publicidade, particularmente no contexto das discussões das novas diretrizes curriculares nacionais.